Nesta quarta-feira, dia 08 de maio, das 17h às 20h, no Senac Campinas, localizado à rua Sacramento, 490 – centro, haverá degustação, aberta ao público, das dez receitas finalistas do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo – etapa Campinas. Entre elas está o Forrobodó no Farnel, da chef Vivi Moraes, do restaurante Estação Marupiara, única representante de Campinas/SP.

O público, além de experimentar os dez pratos especialmente criados para este evento, serão os jurados e poderão votar no que mais agradou ao paladar. O ingresso custa R$ 10,00. O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo é um projeto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da revista Prazeres da Mesa com apoio do Senac.

Para criar o prato do evento, a chef do Estação Marupiara, Vivi Moraes, buscou inspirar-se em pesquisas pelos resgates históricos paulistas e suas influências na gastronomia, especificamente sobre a comida dos bandeirantes, que carregavam suas refeições em farnéis (guardanapos amarrados). Através dessa volta ao passado, a chef Vivi criou o prato Forrobodó do Farnel – virado de arroz com feijão, picadinho de filé com vinagrete de Pimenta Cambuci e farofa de banana. “O nome forrobodó, surgiu pela observação de meu avô, que sempre fazia um virado, que era uma mistura improvisada de arroz com feijão, ovo frito e farinha e ele mesmo intitulava “Forrobodó”. Juntei as duas histórias em um prato com apresentação charmosa, que tivesse a cara do Restaurante Estação Marupiara”, conta a chef da casa.

Sobre o Festival

O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo é um projeto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da revista Prazeres da Mesa que pretende fomentar, tornar públicos e perenizar os produtos, matérias-primas e pratos típicos dos municípios do Estado de São Paulo. (www.saboresaopaulo.com.br)

Para tanto, a Secretaria de Turismo estabelece a partir desta data uma ação que visa selecionar os pratos culinários e quitutes que melhor representam o Estado, levando-se em conta sua força econômica e produtiva, lastro e apelos gastronômico e turístico em sua região de origem.

Todos que criaram, fazem e vendem estes pratos com forte identidade gastronômica e turística com sua região, poderão se inscrever por sua cidade.

Sobre Estação Marupiara

Localizado no charmoso distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP), o restaurante Estação Marupiara habita, desde 2005, um casarão do século XIX, tombado pelo patrimônio histórico. Um lugar, em meio à natureza, onde o tempo parece passar mais devagar. Mais um motivo para saborear sem pressa o caprichado tempero da chef Viviane Moraes, que na elaboração de suas especialidades privilegia ingredientes brasileiros como castanhas, queijo coalho, coco, manga, abóboras, pimentas, cará, cupuaçu, tapioca, rapadura entre outros.

Na decoração, além do painel de 12 metros por dois, pintado pela artista Giló Silvatti, com ícones da culinária e da cultura brasileira, cores também estão bem representadas nos lustres, nos em vasinhos nas mesas e nas toalhas das mesas sobrepostas por rendas trazidas do nordeste especialmente para compor o ambiente. Na parte externa do restaurante é possível saborear o variado cardápio contemplando a paisagem e ouvindo o canto dos pássaros. À noite, a iluminação à luz de velas completa o charme do local que no inverno é aquecido por lareiras.

Serviço

Festival Gastronômico Sabor de São Paulo

Quando: quarta-feira, dia 08 de maio, das 17h às 20h

Onde: Senac Campinas Rua Sacramento, 490 – centro – Campinas/SP

Valor por pessoa: R$ 10,00

Mais informações: (19) 2117-0600

* Crédito da foto: Dreison Medeiros



-->