O longa ‘A Festa de Babette’, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1988, será a atração de julho do Cinema na Mesa, evento que une sétima arte à gastronomia. A sessão acontece no dia 04 de julho, às 20h30, no restaurante Estação Marupiara, localizado no distrito de Joaquim Egídio – Campinas/SP. A edição deste mês faz parte da programação cultural do Festival Gastronômico de Inverno de Sousas e Joaquim Egídio.

O Cinema na Mesa que está em sua nona edição, já se tornou referência cultural na cidade de Campinas, com a proposta de contemplar a experiência sensorial com a degustação de pratos criados pela chef Vivi Moraes, à exibição de filmes. Enquanto os participantes assistem ao longa, a chef da casa os surpreendem com pratos inspirados na história da obra exibida. O evento, desde seu início, conta com a participação especial do arquiteto e artista plástico, Paulo de Tarso que comenta sobre a trama do filme a ser apresentado e aponta detalhes interessantes e instigantes que envolvem ainda mais a plateia.

Sobre o filme
Duas adolescentes vivem com o pai, um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa dinamarquesa. Em uma noite de 1871, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio: Babette (Stéphane Audran) foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Em vez de voltar à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês que oferece à comunidade, aproveitando para comemorar o centésimo aniversário do pastor. Seu banquete impressionou os convidados. Babette havia sido chef de cozinha francesa e trabalhado no chique Café Anglais (que existiu de verdade).

Sobre o Cinema na Mesa
Pioneiro em Campinas/SP, o evento que foi criado pela chef, Vivi Moraes, tem a proposta de unir, sempre às primeiras quintas-feiras de cada mês, sabores da arte culinária à sensibilidade cinematográfica durante um jantar servido à luz de velas com direito a menu completo: entrada, prato principal e sobremesa. A cada edição um cardápio diferente, inspirado no filme, é servido durante a sessão para aguçar o paladar e levar o imaginário dos participantes para dentro da história.

O filme Tempero da Vida abriu o projeto Cinema na Mesa e trouxe uma completa viagem pela culinária contemporânea com pratos elaborados, principalmente com os três dos principais temperos retratados no filme: a pimenta, a canela e o sal. Na segunda edição, o filme Julie & Julia encantou a plateia com seu enredo engraçado. Desta vez, os pratos criados para o evento contemplavam a culinária francesa. Para fechar o ano com chave de ouro, o filme exibido em dezembro foi o alemão Simplesmente Martha, uma apetitosa mistura de comédia, romance e dos prazeres da arte culinária.

Na primeira edição de 2013, realizada em fevereiro, o Cinema na Mesa apresentou o longa Comer, Rezar e Amar. A procura foi tão grande que foi preciso realizar uma sessão extra. No mês de março, o filme Vatel – Um banquete para o rei, estrelado por Gérard Depardieu e Uma Thurman, foi o escolhido para inspirar a chef da casa. O romance mexicano Como Água para Chocolate foi o contemplado no mês de abril, uma surpreendente e agradável sensação para quem esteve presente. Em maio, a animação Ratatouille encantou a plateia que pode saborear o prato francês que leva o nome do filme numa diferenciada sobremesa preparada com berinjela e abobrinha. Para fechar o primeiro semestre de 2013, a chef Vivi Moraes trouxe o longa ‘Toast’, baseado na biografia do chef Nigel Slater.

Serviço
Cinema na Mesa – A Festa de Babette
Quando: quinta-feira, dia 04 de julho
Sessão cinema/Jantar temático: a partir das 20h30
Onde: restaurante Estação Marupiara
Endereço: Rua Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio – Campinas/SP
Valor por pessoa: R$ 60,00 (bebidas e taxas de serviços não inclusas)
Reservas por telefone: (19) 3298-6289 ou (19) 9243-1715



-->