Crédito da foto: Ari Ferreira

Lances geniais que marcaram a história futebolística poderão ser conferidos na exposição “Futebol Arte”, promovida pelo Festival de Fotografia Hercule Florence, em parceria com o Shopping Iguatemi Campinas, de 9 de janeiro a 4 de fevereiro, no foyer do Teatro Brasil Kirin. A mostra reúne fotos clicadas nos principais campeonatos mundiais, incluindo as aberturas da Copa FIFA nos anos de 1994 a 2010 e da Copa das Confederações, realizada neste ano.

Inédita, a mostra é uma celebração ao binômio Futebol/Arte. “Se de um lado os jogadores fazem bonito em campo, transformando o esporte em uma verdadeira arte, de outro, fotógrafos, pintores, cineastas, escritores e poetas têm no futebol a inspiração para seus trabalhos. No caso da fotografia, o futebol virou uma especialidade e o Brasil se destaca por possuir grandes mestres no assunto, alguns deles escolhidos para essa importante exposição”, afirma o curador Ricardo Lima.

Ao todo, serão 42 fotos dos premiados profissionais Alexandre Battibugli, Ari Ferreira, Flávio Florido, Jonne Roriz e Paulo Whitaker, publicadas por agências internacionais, como a Reuters, imprensa brasileira (Lance!, Estadão, UOL e Placar), além de uma seleção de imagens inéditas da Copa das Confederações.

Nas fotos, além do Brasil e seus craques, como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Neymar, também estão retratadas outras estrelas e seleções, como Argentina, Itália, Holanda, Espanha e França, por exemplo.

Crédito da foto: Jonne Roriz

Conheça os fotógrafos:

Alexandre Battibugli – Alexandre Battibugli é jornalista formado pela PUC Campinas. Atuou no jornal Diário do Povo entre 1990 e 1991, no jornal Correio Popular de 1991 a 1995, ambos em Campinas, e na Revista Placar desde 1995, na qual é, atualmente, editor de fotografia. Entre suas principais coberturas, destacam-se cinco Copas do Mundo FIFA, duas Eurocopas e duas Olimpíadas.

Ari Ferreira – Ari Ferreira atuou no jornal Correio Popular de 1995 a 2000. Há 13 anos é repórter fotográfico do jornal diário Lance! Durante esse período, fez coberturas da Copa América no Paraguai, do Mundial Interclubes 2000, da F1 Valência (ESP) e da F1 Brasil. Destaque, também, para a Copa América na Venezuela, as Olímpiadas na China, a Copa do Mundo na África do Sul e o Mundial Interclubes 2012 no Japão.

Flávio Florido – Flávio Florido é graduado em jornalismo pela Universidade de São Paulo. Editor de Fotografia no UOL – Universo OnLine S/A, já atuou no jornal Folha de S. Paulo e Notícias Populares. Entre suas principais coberturas, destacam-se as Olimpíadas de Pequim 2008, a Copa do Mundo na África 2010 e as Olimpíadas de Londres 2012.

Jonne Roriz – Jonne Roriz, baiano, começou a fotografar em 1994. Iniciou sua carreira com coberturas de acontecimentos de repercussão nacional e internacional em Salvador, para jornais revistas e agências de notícias como Folha de S. Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo, Lance, jornal A Tarde, Veja, Agência Coperphoto, Agência Estado, Associated Press, entre outros. Fotógrafo exclusivo do jornal O Estado de S.Paulo há 11 anos, participou de grandes coberturas como os terremotos do Haiti e Chile em 2010, a passagem do furacão Katrina em New Orleans e a chegada do Papa Bento XVI ao Brasil. A fotografia esportiva está entre as suas especialidades. As principais coberturas na sua carreira são GPs de Formula 1, mundiais de natação e atletismo, Jogos Pan Americanos da República Dominicana – 2003, Olimpíadas de Atenas – 2004, Copa do Mundo de Futebol da Alemanha – 2006, Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro – 2007, Olimpíadas de Pequim – 2008, Copa do Mundo de Futebol na África – 2010 e Jogos Pan Americanos de Guadalajara – 2011.

Paulo Whitaker – Paulo Whitaker é jornalista formado pela FIAM – Faculdades Alcântara Machado. Foi repórter fotográfico do jornal Folha de S. Paulo de 1982 a 1986, repórter fotográfico da Agence France Presse de 1989 a 1998 e repórter fotográfico do staff REUTERS de 1998 a 2012. Entre suas principais coberturas jornalísticas, destacam-se as Copas do Mundo de 1998, 2002, 2006 e 2010, os Jogos Olimpicos Sydney 2000, as Eleições Presidenciais no Brasil de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010, a Copa América (Paraguai, Colômbia, Peru, Venezuela e Argentina), os conflitos no Rio de Janeiro, o Torneio Pré-Olímpico de Curitiba em 1999 e o Impeachment do Presidente Collor.

Serviço
Exposição “Futebol Arte”
Quando: de 9 de janeiro a 4 de fevereiro
Onde: foyer do Teatro Brasil Kirin, localizado no terceiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)
Horários: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 12h às 20h
Entrada gratuita
www.iguatemicampinas.com.br



-->