Trio Conversa Ribeira (Foto: divulgação)

Durante os jogos mundiais de 2014, o Ministério da Cultura promoverá uma série de eventos culturais nas 12 cidades-sede. Entre os destaques da programação em São Paulo, estão as cinco apresentações que integram o projeto Viola em Casa Brasileira, com shows de alguns dos principais representantes do gênero do país, nos dias 18 e 25 de junho e 2 e 10 de julho, sempre às 20h e com entrada gratuita, no Museu da Casa Brasileira.

Nessa quarta-feira (18/06), o caipira sofisticado do trio Conversa Ribeira abre a programação do festival. Formado por Andrea dos Guimarães (voz), João Paulo Amaral (viola brasileira e voz) e Daniel Müller (piano e acordeon), o grupo interpreta os temas do álbum “Águas Memórias”, que reúne modas de viola, música instrumental e MPB.

No dia 25, o violeiro Paulo Freire apresenta um show especial para o lançamento de seu novo CD “Alto Grande”. Acompanhado de Adriano Busko (bateria e percussão) e Tuco Freire (contrabaixo), músicos parceiros há mais de três décadas, Freire mostra uma retrospectiva de sua carreira e o repertório do novo trabalho. O violeiro e contador de histórias une causos e a música em “Alto Grande”, por meio de histórias populares que geraram composições de viola.

Em julho, Viola Arranjada, grupo formado pelos violeiros Anderson Baptistas, Thiago Rossi, Ighor Aguila e Vinícius Muniz, apresenta ao público o seu primeiro trabalho: “O Vale das Repetições”. Em um repertório que transita entre as tradições da viola caipira, a música de concerto e a música instrumental, unindo o popular ao erudito, o quarteto receberá os dançarinos de catira de Barretos (SP) do Catira Espora de Prata. A catira, que também pode ser chamada de cateretê, é uma dança do folclore brasileiro na qual o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e das mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e europeias, é uma dança típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura caipira.

Para encerrar a série, no dia 10 de julho às 20h, a Orquestra Filarmônica de Violas lança o segundo CD “Orquestra Filarmônica de Violas II” e se apresenta no MCB com a participação do cantor Renato Braz, interpretando importantes obras do cancioneiro caipira, especialmente arranjadas para a ocasião.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

Serviço
VIOLA EM CASA BRASILEIRA
15 e 22 de junho, 2 e 10 de julho às 20h – Entrada Gratuita
18 de junho: Conversa Ribeira
25 de junho: Paulo Freire Trio
2 de julho: Viola Arranjada e Catira Espora de Prata
10 de julho: Orquestra Filarmônica de Violas e Renato Braz
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano – Tel.: (11) 3032-3727



-->