Imagine um corpo que não é masculino, nem feminino, mas livre pelo movimento. A Cia. Domínio Público – premiado coletivo de dança sediado em Campinas, há 21 anos em atividade – apresenta “Efêmer@” – espetáculo-solo que procura levantar questionamentos sobre a relação corpo sexualidade, brincando e desconstruindo signos e regras. A apresentação, com entrada gratuita, será no próximo dia 11 de fevereiro, às 20h30, no Teatro do Sesc Campinas, localizado Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas/SP. Após a encenação, o público será convidado a participar de um bate-papo com a companhia para compartilhar técnicas e processo de criação do espetáculo e abrir um espaço para debate sobre assuntos de temática LGTB. “Efêmer@”, com direção de Holly Cavrell e solo de Leandro Rivieri, foi contemplado no edital do ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura para promoção de manifestações culturais com temática LGBT.

O projeto prevê apresentações em 10 cidades paulistas: São Paulo, Guarulhos, Sorocaba, Campinas, Mogi Mirim, São Carlos, Araraquara, Santa Bárbara D`Oeste, São Bernardo e Santo André.

O espetáculo expõe pelo movimento da dança, pela palavra na cena teatral e também pela linguagem videográfica as contradições existenciais de um ser humano constrangido pelas convenções e conveniências sociais, mas que simplesmente não pode negar seus impulsos internos que desconhecem as regras de um mundo normativo. Apresentando ao olhar crítico dos espectadores tanto os clichês sedimentados sobre tais gêneros quanto um corpo monstruoso e intrigante que não se encaixa nas categorizações, “Efêmer@” surge como uma pergunta que visa o cerne das convicções, uma imagem que se mostra e se apaga para deixar inquietações.

O processo de criação do espetáculo surgiu como produto da conjunção de elementos decisivos, que partiram de experiências pessoais da diretora Holly Cavrell, que vivia nos Estados Unidos na época de Stonewall e que perdeu, posteriormente, muitos amigos em consequência da Aids nos anos 1980/90, até pesquisas relacionadas à vida e obra de grandes personalidades assumidamente gays, como o cineasta Jack Smith, o bailarino Nijinski, o poeta Rainer Maria Rilke, o escritor brasileiro Caio Fernando Abreu, entre outros.

Cia. Domínio Público
A Cia. Domínio Público, criada em 1995 por Holly Cavrell (Prêmio Governador do Estado/2014, na categoria Dança), conceituada bailarina, coreógrafa e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um grupo de pesquisa e criação em dança contemporânea, que busca desenvolver e aprofundar novas expressões de linguagem corporal. Desde a sua criação, o grupo produziu 21 espetáculos – cinco deles em repertório – e dois vídeos, com os quais foi premiado em várias mostras, festivais e bienais de dança. Foi também contemplado por diversos editais de incentivo cultural de prefeituras municipais, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Funarte, SESI, SESC e outras instituições que fomentam projetos culturais e artísticos.

Serviço
Espetáculo Efêmer@
Criação: Cia. Domínio Público
Direção Artística: Holly Cavrell
Intérprete Criador: Leandro Rivieri
Quando: 11 de fevereiro
Horário: 20h30
Onde: Teatro do Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas/SP
Entrada gratuita
Classificação: acima de 16 anos
Espetáculo seguido de bate-papo com a plateia.



-->