Campinas entra no circuito de feiras de publicações independentes e autorais de arte impressa

Inscrições gratuitas até 31 de julho

 

O número de feiras voltadas à produção de publicações independentes e autorais está aumentando a  cada dia e se espalhando pelo País. Campinas recebe sua primeira edição, com a Feira SUB, em 17 de setembro. 

Uma iniciativa do The Mix Bazar, a Feira SUB visa reunir na cidade publicações independentes e autorais com foco na produção que circula fora do meio editorial tradicional, tais como livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias. Além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características a produção com pequena tiragem e alto valor artístico, aliados a um conceito mais artesanal e menos industrial.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de julho. Os interessados em expor seus trabalhos devem acessar o formulário de inscrição (http://goo.gl/forms/Qgb1ZVunGz) que também está disponível na  página do facebook da Feira (https://www.facebook.com/feirasub/?fref=ts)

Todos os trabalhos inscritos passarão por uma curadoria. A ideia é que a feira apresente um material diversificado. A lista dos selecionados será divulgada em 22 de agosto e não haverá taxa de participação.

 “O objetivo da SUB é colocar Campinas no calendário das feiras independentes e apresentar artistas tanto da cidade e região para o público em geral, como dar visibilidade a coletivos, artistas e editoras independentes que participam da cena artística e literária fora do circuito convencional, no Brasil”, explica Marcela Pacola, do The MIX Bazar, uma das idealizadoras e organizadoras do evento.  

“A intenção deste projeto é fomentar a produção independente e ampliar o contato do público com essas publicações tão interessantes e ricas em conteúdo e design”, completa Fabiana Pacola Ius, do The MIX Bazar.  

A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas circulem pela Feira que trará palestras, oficinas e workshops sobre publicações, zines, design, financiamento coletivo entre outros assuntos pertinentes.   

Sobre Feiras de Publicações Independentes

  • Enquanto o mercado convencional sofre com a crise —o faturamento cresceu 5,01% entre janeiro e novembro de 2015, muito abaixo da inflação no período, que foi de 9,62%— o mercado de produções independentes cresce substancialmente;
  • A Feira Plana, uma das mais importantes no segmento, que acontece em São Paulo desde 2013, apresentou 32% de crescimento no número de expositores (em relação a 2015) e na edição de 2016, participaram 146 editoras; 
  • As feiras independentes aconteceram em várias cidades do Brasil. No restante da América Latina, a Argentina ganha destaque;
  • Florianópolis ganhou sua primeira edição este ano (dias 13, 14 e 15 de maio). Foram três dias de feira e um público estimado de 5 mil pessoas;
  • Esse formato de feira contribui para economia criativa, colaborativa e sustentável.

 

Sobre o The Mix Bazar



O The Mix Bazar (TMB) é um projeto que une moda, arte e design e promove uma experiência diferente para o consumidor moderno. O objetivo é fazer um trabalho cuidadoso de curadoria de produtos, ideias e parcerias com marcas independentes para oferecer produtos originais e atemporais, que fogem do conceito de massificação. Também desenvolve produtos de sua autoria utilizando recursos que seriam descartados pela indústria (upcycling) e valorizando o trabalho autoral, local e criativo. O TMB está sempre em movimento e conectado com as novas formas de consumo e relacionamento, buscando estimular e fomentar a economia criativa.

 

Serviço

Feira SUB
Inscrições gratuitas até 31 de julho
Divulgação dos selecionados para a Feira: 22 de agosto
Informações e dúvidas sobre as inscrições: feirasub@themixbazar.com.br

 

Informações para imprensa:

Claudia Corbett

(19) 98961.2727

claudia@claudiacorbett.com.br

www.claudiacorbett.com.br

 



-->